Quando você para pra ver que Piratas do Vale do Silicio se trata da história da ascenção de
Steve Jobs e Bill Gates, logo se pensa "putz, deve ser mais um daqueles documentários chatos com depoimentos e um monte de bla bla bla".
Nesse caso não é bem assim o filme, apesar de ser uma produção para a Tv, o diretor consegue tratar com clareza boa parte da história desses dois gênios da informática.
O filme se ambienta nos anos 80, onde nem Steve Jobs e toda a sua filosfia zen e nem Bill Gates com sua obsessão por criar um sistema operacional decente são as figuras que hoje em dia conhecemos.
As duas personalidades se encontram quando a Apple (companhia que Jobs inicia ao lado de Steve Wozniak) ganha patrocínio para a construção de seus computadores – também conhecidos como Macintosh – e os apresenta com sucesso em uma feira de informática.
Com um sucesso brutal a Apple se transforma, da noite pro dia, de uma empresa de garagem para uma das grandes potências, enquanto a Microsoft de Gates luta para ter sucesso produzindo sistemas operacionais para os computadores da IBM.
Quando Gates tem conhecimento do sucesso de Jobs, começa a guerra entre as duas empresas pelo controle do mercado dos computadores.
![]() |
(Steve Jobs e Bill Gates) |
Desonestidades a parte, Jobs notou que o sistema operacional apresentado para a Xerox poderia revolucionar a informática com a introdução do mouse e do sistema com janelas e menus selecionáveis e então tratou de "pegá-los emprestado" para a Apple, surgindo assim uma nova versão do Macintosh.
Enquanto Gates, por outro lado, que na época havia se infiltrado na Apple, viu o sistema operacional do Mac e simplesmente roubou a idéia de Jobs, lançando pela Microsoft o mesmo sistema antes que a Apple pudesse terminar seu projeto.
Apesar de toda a caricatura ao redor dos personagens eles servem bem como centro da história, personificando a imagem das duas empresas.O filme trata principalmente dessa "guerra" gerada em torno dos dois pelo domínio do mundo dos computadores, tendo como foco, mostrar o que aconteceu no mercado em geral com a competição entre as duas empresas.
Apesar de tentar mostrar muita informação em pouco tempo, Piratas do Vale do Silicio retrata muito bem como é a disputa (às vezes desonesta) pela liderança do mercado, sendo sempre interessante ver que até milionários como Jobs e Gates também passaram por períodos bem difíceis para chegar ao topo.
Postado por: Adriana Pereira, Diego Bezzi, Juliana Bizerra, Mayara Teixeira, Luana Miranda, Mayara Teixeira, Nathalia Faria, Roberto Matheus e Victória Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário