Paginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Versões do MS-DOS (parte 2)

      Assim como falamos no post anterior, a primeira versão Windows 1.0 foi anunciada em Novembro de 1983, mas estava incompleta e por isso não interessou a IBM. Em Novembro de 1985, a primeira versão completa, Windows 1.01, foi então lançada.
  • MS-DOS 3.0, lançado em Setembro de 1984, suportava inicialmente disquetes de 1.2MB e discos rígidos de 32MB. Incluiu também códigos de erro mais estendidos, de forma que permitia que os programas obtivessem uma explicação mais detalhada do que aconteceu de errado, quando um erro surgia.
  • MS-DOS 3.1, lançado em Novembro do mesmo ano, introduziu o suporte à redes, com serviços que permitiam o "travamento" e "destravamento" do acesso a todas as partes de um arquivo, o que tornava seguro e prático para vários computadores compartilharem o mesmo arquivo sem interferência um do outro.
  • MS-DOS 3.2, lançado em Abril de 1986, foi o primeiro lançamento comercial (para usuário) do MS-DOS. Ele adicionou suporte aos disquetes de 720 kB/3.5". As versões anteriores foram vendidas apenas aos fabricantes de computadores que embutiam-no em seus produtos, porque os sistemas operacionais, até então, eram considerados parte de um computador, não um produto independente. Ele também incluiu o suporte para que o sistema usasse linguagens diferentes do inglês americano.
  • MS-DOS 3.3, lançado em Abril de 1987, introduziu os discos lógicos. Um disco físico maior que 32MB poderia ser dividido em várias partições, consideradas como discos independentes pelo sistema operacional. Também foi adicionado suporte aos disquetes de 1.44 MB/3.5" e o suporte para até quatro portas seriais reconhecidas pelo sistema.
  • MS-DOS 4.0, lançado em Julho de 1988, suportava discos de até 2 GB, sem a necessidade de se criar partições, (discos cujos tamanhos variavam, geralmente, entre 40 e 60 MB na época), e teve a adição de uma shell chamada DOSSHELL. Outrasshells, como a Norton Commander e a PCShell, existiram na época. Em Novembro de 1988, a Microsoft corrigiu muitos defeitos em um update, MS-DOS 4.01.
  • MS-DOS 5.0, lançado em Abril de 1991, incluiu o interpretador (compilador) de BASIC em tela cheia, o QBasic, também trazendo um editor de texto em tela cheia, (anteriormente, havia apenas um editor linha-a-linhaedlin). Um utilitário de cache de disco (SmartDrive), capacidade de undelete, e outras melhorias foram incluídas nessa versão. Como houve problemas graves com alguns utilitários de disco, mais tarde, no mesmo ano, foi lançado o MS-DOS 5.01, com as devidas correções.
  • Em Março de 1992, a Microsoft lançou o Windows 3.1, que se tornou a primeira versão popular do sistema Microsoft Windows, que somou mais de um milhão de cópias vendidas.

*Norton Commander é um programa, também conhecido como nc, gestor de ficheiros, com interface gráfica para MS-DOS, criado por John Socha e lançado pela Peter Norton Computing (adquirida depois pela Symantec Corporation)
Com o nc torna-se muito fácil a manipulação de ficheiros, com teclas de atalho para editar, ver, copiar, mover e renomear ficheiros bem como pastas.

Nathalia N.de Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário