Paginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

QUEM INVENTOU O MS-DOS?  

 

O escritor Sir Harold Evans publicou um livro sobre a história das inovações americanas e num dos capítulos, ele revelou a verdadeira história por trás do nascimento do MS-DOS e conseqüentemente, do império da Microsoft. 
 
Tanto Evans quanto a sua editora foram processados por Tim Paterson, aquele que muitos consideravam o responsável pelo nascimento do MS-DOS. No entanto, Paterson perdeu o caso e um juiz determinou que Evans estava com a razão, o que lhe permitiu recuperar a reputação da pessoa mais diretamente responsável pelo MS-DOS, o pioneiro Gary Kildall.

Todo mundo sabe que a Microsoft vendeu pra IBM um sistema operacional que ela ainda não possuía, o que forçou a companhia a fazer uma compra rápida em 1980. Eles acabaram socorrendo a pequena garagem na qual Paterson havia desenvolvido o 86-DOS, que havia sido desenvolvido com o nome de QDOS (de “quick and dirty operating system”) e que permitiu a Microsoft assentar as bases do seu futuro império. 

No entanto, Kildall foi o responsável pelo sistema operacional CP/M e Paterson não fez mais do que copiar grande parte deste sistema- de fato, em muitos casos ele se limitou a renomear funções-para vender o seu QDOS, algo que finalmente conseguiu.

 Uma pequena homenagem a Kildall, que faleceu em 1994. 







 Fonte: http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2007/08/02/quem-inventou-o-ms-dos/


 Postado por: Luana Miranda




Nenhum comentário:

Postar um comentário