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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sistema de Arquivos


O que é um sistema de arquivos? 

Não é possível gravar dados em um HD ou em qualquer outro dispositivo de armazenamento de forma a manter as informações acessíveis e organizadas sem um sistema de arquivos - essencialmente um tipo de estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e lidos pelo sistema operacional do computador.

É o sistema de arquivos que determina como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas. Ou seja, resumindo, toda e qualquer manipulação de dados em um dispositivo de armazenamento necessita de um sistema de arquivos para que estas ações sejam possíveis. Em resumo, sem um sistema de arquivos, os dados armazenados seriam apenas um conjunto de bits sem utilidade.

Há vários sistemas de arquivos disponíveis, para os mais diversos sistemas operacionais e para as mais variadas finalidades. Por exemplo, sistemas de arquivos utilizados em aplicações críticas - servidores de internet, por exemplo - costumam ter mais recursos para segurança ou para armazenamento de grandes volumes de dados.


FAT-16

O FAT16, que surgiu lá pelo final da década de 70 e usado pelo nosso querido amigo MS-DOS, é uma espécie de "pau pra toda obra", já que é compatível com praticamente todos os sistemas operacionais e também dispositivos como câmeras, palmtops, celulares e MP3players. Ele é o sistema de arquivos usado por padrão nos cartões SD e também nos pendrives de até 2 GB. Só recentemente os cartões passaram a utilizar FAT32, com a introdução do padrão SDHC.


No sistema FAT, o HD é dividido em clusters, que são a menor parcela do HD vista pelo sistema operacional. Cada cluster possui um endereço único, que permite ao sistema localizar os arquivos armazenados. Um grande arquivo pode ser dividido em vários clusters, mas não é possível que dois arquivos pequenos sejam gravados dentro do mesmo cluster. Cada cluster pode ser composto por de 1 a 64 setores (ou seja, de 512 bytes a 32 KB), de acordo com o tamanho da partição.

A principal limitação é que, como o nome sugere, o FAT16 usa endereços de 16 bits para endereçar os clusters dentro da partição, permitindo um máximo de 65536 clusters, que não podem ser maiores que 32 KB. Isso resulta num limite de 2 GB para as partições criadas.

No caso de HDs (e também pendrives ou cartões) maiores que 2 GB, é possível criar várias partições de 2 GB cada uma, até utilizar todo o espaço disponível. Esta pode ser uma solução no caso de dispositivos com 4 ou 5 GB, por exemplo, mas naturalmente não é uma opção realística no caso de um HD de 60 GB, por exemplo, onde seria necessário criar 30 partições!

Numa partição de 2 GB, cada cluster possui 32 KB, o que acaba resultando num grande desperdício de espaço ao gravar uma grande quantidade de arquivos pequenos. Imagine que gravássemos 10.000 arquivos de texto, cada um com apenas 300 bytes. Como um cluster não pode conter mais do que um arquivo, cada arquivo iria ocupar um cluster inteiro, ou seja, 32 kbytes. No total, os 10.000 arquivos ocupariam um total de 10.000 clusters, ou seja, um total de 320 MB!

Como em toda regra, existe uma exceção. O Windows NT permitia criar partições FAT de até 4 GB usando clusters de 64 KB, mas este foi um recurso pouco usado, devido ao desperdício de espaço.
A versão original do Windows 95 suportava apenas o FAT16, obrigando quem possuía HDs maiores que 2 GB a dividi-los em duas ou mais partições e a lidar com o desperdício de espaço causado pelos clusters de 32 KB.

A solução foi a criação do sistema FAT32, que foi incorporado no Windows 95 OSR/2 e continuou sendo usado nas versões seguintes.



Postado por: Diego



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Ada Lovelace Day


Esse pequeno post veio meio atrasado, mas o que vale é a intenção ;D
No dia 16 de outubro comemora-se o Ada Lovelace Day!!
Neste dia, organizações pelo mundo todo prestam homenagens não apenas à programadora, mas a outras “Adas” que seguiram seus passos – mulheres que se destacaram em áreas das ciências exatas, comumente dominadas por homens.

Antes de tudo, vamos falar um pouco dessa mulher que inspira tantas outras há mais de 100 anos:



Ada Byron King, a condessa de Lovelace (Ada Lovelace - 10 de dezembro de 1815 - 27 de novembro de 1852) nasceu na Inglaterra, única filha legítima do poeta ingles Lord Byron e de Annabella Milbanke Byron.

Ada Byron, ou Sr.ª Lovelace, foi uma das mais curiosas personagens da história da computação.

Cinco semanas após seu nascimento, sua mãe, a Sr.ª Byron, pediu o divórcio do escritor e conseguiu a custódia da filha. Ada foi criada por sua mãe para ser matemática e cientista. A Sr.ª Byron, recém separada, tinha medo de que ela trilhasse os mesmos caminhos do pai e se tornasse uma poetisa. Apesar dos planos de sua mãe, Ada nunca negou suas inclinações poéticas e ansiava por ser “analista e metafísica”. Com cerca de trinta anos, Ada escreveu a sua mãe perguntando: Se você não pode me dar poesia, pode dar-me então ciência poética?* Seu entendimento de matemática foi sempre envolvido de imaginação e descrito em metáforas.

Por estar frequentemente doente e de cama, Ada foi educada em sua própria casa por grandes mentes de seu tempo, como William Frend, Mary Somerville, Augustus De Morgan e William King — com quem mais tarde se casaria, tornando-se a Condessa de Lovelace.



Estudou matemática e ciências. Autodidata, desde jovem trabalhou com Charles Babbage, a quem consideramos como o pai dos ordenadores, graças a sua máquina analítica que funciona com o mesmo princípio dos computadores atuais.

Em 1833, o projeto no qual ele trabalhava, a máquina de uso geral “Engenho Analítico”. Fascinada pela invenção, Ada passou a se corresponder com Babbage, fazendo anotações sobre seu trabalho. Ela desenvolveu uma maneira de calcular números de Bernoulli usando a máquina de Babbage. Assim, escreveu o que posteriormente seria considerado o primeiro algoritmo computacional.


Em suas anotações, a “encantadora de números”**, como Babbage a chamava, predizia que uma máquina como aquela um dia produziria música, gráficos e imagens, além de ser utilizada tanto para atividades práticas do dia a dia como para a pesquisa científica.
Ada sugeriu a Babbage que escrevesse um plano sobre como a máquina deveria calcular números de Bernoulli. Esse plano é considerado o primeiro programa de computador da história. 
Ada faleceu em Londres no dia 27 de Novembro de 1852, aos 36 anos, de câncer de útero, deixando dois filhos e uma filha, conhecida como Lady Anne Blunt. Em 1953, cem anos depois da sua morte, a máquina analítica de Babbage foi redescoberta e seu projeto e as notas de Ada entraram para história como o primeiro computador e software, respectivamente.

Apesar de Ada ter vivido muito pouco, assim como seu pai, ela foi responsável por antecipar, em mais de um século, o que consideramos como a computação moderna.

Em 1980, o Departamento de Defesa dos EUA registrou a linguagem de programação Ada, em sua homenagem

Ada – linguagem de programação de alto nível adaptada ao tratamento de dados numéricos e à escritura de programas de base e de sistemas que funcionam em tempo real. (Grande Enciclopédia Larousse Cultural)

E isso é apenas um resumo sobre a vida e história de Condessa Lovelace.


Dia 16 de outubro

A comemoração desse dia surgiu em 2009 por Suw Charman-Anderson. A tecnóloga, jornalista e escritora afirma que se cansou das contínuas desculpas das empresas de tecnologia a respeito da falta de palestrantes mulheres em conferências, e decidiu fazer algo a respeito.
Infelizmente, ao contrário de Ada, outras mulheres cientistas nunca foram reconhecidas, e isso ajudou a disseminar a ideia de que não somos preparadas para os números.
Descobertas fundamentais foram realizadas pelas mulheres. A cientista Lisa Meitner foi a real autora de cálculos que permitiram a descoberta da fusão nuclear, mas o homem que ganhou o Nobel pelo feito em 1944 jamais a mencionou.

Fato semelhante ocorreu com Rosalin Franklin, autora da fotografia que permitiu revelar a estrutura da dupla hélice do DNA, e de Nettie Stevens, que descobriu em 1905 os cromossomos X e Y, que determinam o sexo das pessoas. Jamais foram citadas como suas co-autoras na época em que os feitos foram alardeados. Até mesmo a primeira mulher de Albert Einstein, Mileva Maric, somente agora começa a ser reconhecida por seu papel nas descobertas do marido. Isso, só para ficar em alguns exemplos.


Existem sites que homenageiam esse dia e dão oportunidade para as grandes mentes femininas contarem suas historias.

Você pode conferir em:



E finalizando esse post (que por incrível que pareça poderia ser bem maior), deixo um poema do pai da nossa homenageada, porque simplesmente eu gosto de poemas e acho que combina com o tema de hoje ;D

"Aqueles que se recusam a serem chamados à razão, são intolerantes; Aqueles que não conseguem, são tolos; E aqueles que não se atrevem, são escravos"

Fontes:

*Ciência poética, tá ai algo que eu gostaria de ver...
**tem apelido mais apropriado?

Mayara 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JOGOS, JOGOS, JOGOS!!!



Hoje falaremos sobre uma das partes mais legais em se ter um computador, os jogos!

Apesar de ter a plena consciência de que certos gêneros só funcionam nessa plataforma (real time strategy games, por exemplo, que sempre foram meus favoritos), não consigo justificar pra mim mesmo o fato de que a cada sete ou oito meses eu preciso fazer uma longa e tediosa manutenção de software (formatação/atualização de drivers/etc) ou, pior, gastar algumas centenas de reais em upgrades pra deixar o hardware no nível necessário pra rodar os jogos mais recentes.

Porém, antes dessa revolução toda, eu, como a maioria dos cara da minha idade, já era familiarizado com a maioria dos joguinhos clássicos que marcaram nossas infâncias, e que se não fosse o velho pc com MS-DOS, talvez  nunca fosse possível o acesso a esses jogos e minha infância talvez não fosse tão legal como foi!

Então, se você tem amigos nerds que viveram nessa época, sinta-se à vontade pra copiar a URL do texto e espalhar as boas novas. Boa parte de vocês provavelmente se lembrava destes jogos muito superficialmente, talvez nunca chegaram a conhecer os nomes verdadeiros dos jogos até (como já já vou explicar um bom exemplo desse fenômeno), então eu imagino que muitos de vocês apreciarão ler este post tanto quanto eu apreciei escrevendo-o.

Worms



Worms foi um desses joguinhos da velha guarda que eram feitos inteiramente por um nerd sozinho. Andy Davidson programou o jogo inteiro (que na época se chamava Total Wormage) pra uma competição da revista americana Amiga Format. Andy não ganhou a competição. Um ano depois, ele levou o jogo ao European Computer Trade Show, uma expo de empresas de informática. Ele mostrou o jogo a softhouse Team17 e conseguiu a atenção dos caras.

A empresa desenvolveu e publicou o jogo pro Amiga e o resto é história, como dizem os gringos. Worms se tornou um sucesso comercial e de crítica, e que se expandiu a várias plataformas. Mais recentemente, temos Worms Open Warfare 2 pro PSP e DS, que permite até mesmo jogatina online via Wifi. E tem pro iPhone também!

Worms é um jogo de tiro baseado em turnos. Os jogadores se revezam atirando contra os personagens do inimigo com uma variedade imensa de armas, levando em consideração a direção do vento, a força do disparo, etc. O jogo é mais um daqueles conceitos bem criativos que não se vê tanto hoje em dia.

Tom & Jerry: Yankee Doodle’s CAT-astrophe

Tudo bem que Tom and Jerry perderam sua relevância cultural há uns dez anos, mas este clássico permanecerá pra sempre nas nossas memórias. Na minha, pelo menos.
Tom & Jerry: Cat-astrophe foi, até onde sei, o primeiro jogo a dispor do open-world gameplay que se tornaria o símbolo da série GTA. Produzido pela HiTech Expressions em 1990 (e baseado num episódio de mesmo nome), no jogo não havia fases, chefões, nem uma missão específica pra cumprir. Por ser um conceito bastante diferente, demorou um tempo pra entender que não havia um castelinho pra eu chegar nem uma bandeirinha pra abaixar no final do mapa.
O jogo te colocava no papel do Jerry, num porão junto com o Tom, e a premissa do negócio era simplesmente encher o saco do gato com os objetos que você podia encontrar lá. Havia um aviãozinho do qual você podia jogar lâmpadas no Tom, um carrinho no formato de um pedaço de queijo que você usava pra atropelar o gato, entre outras coisas. E o gato também tem um arsenal pra usar contra você — marretas gigantes, dinamite e outras coisas que se encaixam nesse perfil de violência cartunesca.
A idéia de um jogo que não te obriga a trilhar um caminho determinado e ao invés disso te incentiva a apenas aloprar com os NPCs (neste caso, apenas um) era bastante original na época, e por isso Cat-astrophe foi um dos meus jogos favoritos por muito tempo.

Sokoban

Sokoban é aquele tipo de jogo clássico que é portado pra duas mil plataformas diferentes, em vários clones diferentes, porque o conceito nunca realmente morre. Sokoban foi criado em 1980 por um sujeito chamado Hiroyuki Imabayashi, e publicado dois anos depois pela Thinking Rabbit, uma softhouse japonesa. Ao menos isso é o que a Wikipedia diz; segundo o Abandonia, o jogo foi criado em 1984 pela igualmente japonesa Spectrum Holobyte. Quem está certo?
Who the fuck cares?
Em Sokoban, você é um sujeitinho que precisa empurrar caixas pra certos pontos em cada mapa. Você só pode empurrar uma caixa de cada vez, e não puxa-las. O design das fases é sempre de tal forma que faz com que você tenho que jogar cada mapa cinquenta vezes até finalmente entender a manha requerida.
Os primeiros mapas são bastante fáceis, e vão ficando progressivamente difíceis até você abrir fases que te fazem expelir um “taquepariu, nem Jesus Cristo poderia vencer essa fase”. Havia até um editorzinho de mapas e, se você fosse particularmente talentoso E filho da puta, podia fazer como eu e criar várias fases impossíveis de serem completadas pra rir da cara dos seus amiguinhos, que só descobririam isso cinco horas depois.


Prince of Persia

Prince of Persia foi o precursor de um estilo de gameplay meio falecido hoje em dia — o sidescrolling adventure. Ou seja, aqueles joguinhos de aventura em que você tem apenas uma parte da fase na tela, e quatro saídas em cada lado. Passe por uma dessas saídas, e você verá outro pedaço da fase. Jogos clásicos que participam do mesmo gênero incluem Out of This World, o Metroid original e o (excelentíssimo) Blackthorne.
A história era simples — alguém sequestrou a sua princesa, e você tem que salva-la. O interessante é que você tinha um tempo determinado pra salva-la. Se demorasse demais, já era.
A primeira versão do jogo foi desenvolvida em 1989 por um sujeito chamado Jordan Mechner — que fotografou seu irmão em diversas ações diferentes e depois usou os frames fotográficos como referência pra desenhar o bonequinho do jogo por cima, um processo chamado rotoscopia.
Prince of Persia foi provavelmente o primeiro jogo de PC que 99% dos nerds viram na vida. Por isso,  sua ausência aqui é quase que negligentemente criminosa.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

QUEM INVENTOU O MS-DOS?  

 

O escritor Sir Harold Evans publicou um livro sobre a história das inovações americanas e num dos capítulos, ele revelou a verdadeira história por trás do nascimento do MS-DOS e conseqüentemente, do império da Microsoft. 
 
Tanto Evans quanto a sua editora foram processados por Tim Paterson, aquele que muitos consideravam o responsável pelo nascimento do MS-DOS. No entanto, Paterson perdeu o caso e um juiz determinou que Evans estava com a razão, o que lhe permitiu recuperar a reputação da pessoa mais diretamente responsável pelo MS-DOS, o pioneiro Gary Kildall.

Todo mundo sabe que a Microsoft vendeu pra IBM um sistema operacional que ela ainda não possuía, o que forçou a companhia a fazer uma compra rápida em 1980. Eles acabaram socorrendo a pequena garagem na qual Paterson havia desenvolvido o 86-DOS, que havia sido desenvolvido com o nome de QDOS (de “quick and dirty operating system”) e que permitiu a Microsoft assentar as bases do seu futuro império. 

No entanto, Kildall foi o responsável pelo sistema operacional CP/M e Paterson não fez mais do que copiar grande parte deste sistema- de fato, em muitos casos ele se limitou a renomear funções-para vender o seu QDOS, algo que finalmente conseguiu.

 Uma pequena homenagem a Kildall, que faleceu em 1994. 







 Fonte: http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2007/08/02/quem-inventou-o-ms-dos/


 Postado por: Luana Miranda




quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ovos de Páscoas são tão gost.... OH WAIT!

O easter egg – uma surpresa ou piada interna – remonta à última família imperial russa, que presenteava ovos de Fabergé com surpresas escondidas dentro deles. Mas nos tempos modernos, o easter egg se tornou bastante associado à tecnologia, e pode ser encontrado em praticamente tudo, de software – incluindo videogames – a hardware, onde são colocados gráficos e mensagens em placas de circuito.

O primeiro Easter Egg


Em 1980, o programador Warren Robinett da Atari começou a fazer um jogo inspirado pelo primeiro adventure de texto, o jogo Colossal Cave Adventure (este estilo de jogo se chama assim por causa dele). Apesar do desânimo de seu chefe, que disse que o jogo não poderia ser feito no Atari, Warren criou um jogo gráfico vagamente baseado no jogo em texto. Adventure do Atari vendeu mais de um milhão de cópias, tornando-se o sétimo jogo mais vendido do Atari 2600.


Nas profundezas do castelo negro nas dificildades 2 e 3, os jogadores poderiam encontrar uma sala nas catacumbas que tinha um ponto cinza, a mesma cor de fundo do jogo. O ponto permia aos jogadores atravessar uma parede para uma área extra com o texto "Created by Warren Robinett", "criado por Warren Robinett" piscando. Robinett foi motivado pelo fato de que, na época, os designers não recebiam o crédito pelos seus jogos. E assim, ele resolveu o problema se creditando dentro do jogo. Dado o tamanho dos jogos de Atari, esta pequena tela utilizou uma boa parte da memória (em torno de 5 por cento). Como reeditar o jogo para tirar essa tela seria muito caro para a Atari, e por ser um elemento muito obscuro, ele foi deixado lá.


Ai você para e pensa: WTF ela tá falando e o que isso tem a ver com MS DOS?
Pra ser sincera, o maior motivo desse post é porque eu sou uma grande entusiasta no assunto referente a Easter eggs, e porque encontrei informações sobre alguns que foram encontrados no nosso Sistema Operacional favorito.

Star Wars DOS

Entre no prompt do MS DOS - Iniciar->Executar->digite "cmd" - e escreva:telnet towel.blinkenlights.nl

Get Your Daily Dosis of Windows Here!

1. Start MS-DOS (any version i think.)  
2. Type CD WINDOWS(CD=Change Directory.) 
3. Type CD SYSTEM 
4. Your directory will now be: C:\>WINDOWS\SYSTEM 
5. Type PMSGW 
6. The computer will then say: "This program requires Microsoft Windoze."



No Help for Help

1. This works on older versions (prior to DOS 6.2). If you have Windows 3.1, use the one in the \windows directory, not \dos. 
2. Start MSD.EXE. 
3. Select Help|About 
4. Press F1. 
5. This joke has been removed from later versions.


Joke

type msd from the DOS directory (this does not work if in Windows directory); select help, then about and press F1. Note that any DOS after 6.2 (or Windows95 or later) this Joke will not work.

Time Stamp

Simply check the time stamp on all files included in MS-DOS 6.22. They are all 6:22a[m]! For the technically challenged, thats c:\>dir dos\*.* in dos or ^Start, Run, 'c:\dos', ^View, Details, then check the column Modified.


Preferi manter a maioria emn inglês pra não correr o risco de omitir alguma informação importante na tradução do texto.
Ainda não testei nenhum deles, mas é interessante de conhecer.
Se vocês descobrirem mais alguns, coloquem nos comentários, ou postem no grupo do Facebook ;D






Mayara Teixeira dos Santos

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Bem, antes de mais nada eu tenho que confessar que eu não fazia ideia do que era o DOS. Sim, eu sei que é uma vergonha para qualquer pessoa que “foi criada pelo computador” não saber sobre este ilustre sistema operacional.

Não vou tentar arranjar desculpas por não saber o que é o MS-DOS, mas a questão é que um fator muito forte para não só eu, mas várias pessoas não saberem o que é o DOS e qual a sua importância, é porque este sistema operacional entrou em desuso e acabou caindo na zona do esquecimento. Isso porque, hoje em dia, existem programas mais avançados, que têm mais recursos, um processo de criação mais rápido e menos trabalhoso o DOS, um sistema monotarefa um tanto obsoleto. E como a tendência da sociedade é ser cada vez mais apressada, é difícil encontrar alguém que tenha paciência para utilizar o DOS.

Mas não é só porque muita gente acha o MS-DOS obsoleto que ele tenha perdido a sua importância! Afinal, o DOS era o sistema operacional mais acessível dos anos 80(?), e com o seu constante desenvolvimento Bill criou o Windows com uma bela interface gráfica!

E para encerrar o post, aqui vão alguns motivos para você usar o DOS:
  1. Sinta a vibe dos bons e velhos tempos dos anos 80, quando as polainas estavam em alta e as fitas cassetes não serviam só como peso para papel.
  2.  Prove para todo mundo que você é incrível demais para se contentar com algo tão fácil(?) de usar quanto o Windows 7.
  3. Mostre que você gosta de desafios fazendo os seus programas neste sistema complexo.
  4. Teste a sua paciência: ao utilizar o Micro Soft Disk Operating System você imediatamente testa a sua paciência ao realizar uma tarefa de cada vez e sem ajuda do mouse.


- por Victória Alves

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Antigos e Novos Dispositivos


O mouse que conhecemos hoje foi criado por Douglas Englebart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964.
O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos.



Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao Centro de pesquisa Palo Alto da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses. Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. De fato, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows o mouse começou a ser usado em PC's.
O mouse mecânico funciona mediante o rastreamento de uma bolinha que gira dentro do mouse, conforme ele é arrastado. Se você olhar dentro do mouse poderá ver algo muito parecido com um diagrama dentro. A bolinha do mouse entra em contato com dois rolos, cada um se move para uma direção diferente. Quando o mouse se move sobre algo como um mousepad, ele manda as informações coletadas via sua porta serial para o sistema operacional, e com isso ele move a seta através da tela.



A simplicidade desse mecanismo de bolinha está em decadência. Os mouses óticos vieram para enterrar o mouse mecânico, que era muito sensível a sujeira, qualidade da superfície de uso, etc. Quantas vezes você já não teve de desmontar seu mouse mecânico e limpá-lo?

O mouse ótico usa uma luz de baixa intensidade (geralmente um LED vermelho) que fica sempre ativada, iluminando a superfície de arraste. Qualquer movimento mínimo é detectado pelo sensor que é enviado pela porta serial ou USB para computador.


Mouse sem fio
Atualmente, grande parte dos mouses sem fio se comunica com o computador através de radiofrequência. A vantagem da radiofrequência em relação a outros meios de transmissão no ar, como o infravermelho, por exemplo, é a comunicação sem visada direta. Quando uma tecnologia exige a visada direta entre o transmissor e o receptor, significa que eles precisam estar alinhados e sem nenhum obstáculo entre eles.


CONTINUA...